quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Módulo 5 - Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica da Educação.

Na primeira unidade estudamos a construção da lente sociológica, dos séculos XVIII e XIX, para compreendermos a revolução Industrial e Francesa. Vimos que a produção de bens para o consumo se dava de forma artesanal. Vieram então as mudanças, as industriais modernas o crescimento das cidades e a transformação do estilo de vida e com a Revolução Industrial as máquinas, ocupou grande parte da mão-de-obra dos operários. E a Revolução Francesa pode compará-la a estrutura como uma pirâmide. No topo o Clero, no meio a Nobreza e por ultimo a Burguesia, formados por grandes, médios e pequenos. E com o regime Feudal os trabalhadores deixaram de ser escravos e passaram a ser livres e assalariados. Na segunda unidade, vimos o funcionalismo e o materialismo Dialético; Durkheim é o fundador da teoria do Funcionalismo, para ele se todos estivessem unidos, bem integrados em harmonia e equilibrados a sociedade como um todo funcionaria melhor. O Materialismo que foi concebido por Karl Max e Friedrich Engels. E diz que Materialismo é tudo que forma o mundo que esta à nossa volta e a Dialético vê por contradições. Na visão de Durkheim, as pessoas têm incorporadas em si dois seres. Um é o ser individual e o outro é o ser social, e cabe a educação a tarefa de transmissão das tradições e de códigos. Os mais velhos repassa os códigos de convivência para os mais jovens. Nesta aula assistimos vários vídeos de motivação (Motivacional, Patrão e empregado, os Bancos, Ideologia: Geração coca-cola, Educação: Que País é este e outros). Fizemos também a dinâmica da ordem e desenhamos um animal que possuía um porte pequeno, olhos pequenos, rabo cumprido, orelhas salientes, pés enormes e corpo coberto de pelos. O desenho significou para nós que cada indivíduo pensa e reage de forma diversificada. Aqui aprendi sobre a Taxa-Mais Valia, Ideologia, AIE, Dominação Repressiva, Dominação Ideológica, Intelectuais tradicionais e Orgânicos. Na unidade 05 o tutor dividiu em grupos para apresentarmos os seguintes temas: 5.1- O mundo do trabalho; 5.2- As relações sociais no mundo de produção capitalista; 5.3- A reestruturação capitalista; 5.4 O papel e o compromisso social dos trabalhadores da educação 5.5- Sociedade e educação no Brasil: O papel da escola e dos profissionais de educação. Valdenira Carminatti - Curso Gestão Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário